28 de fevereiro de 2009

Famosas criam marcas inspiradas nelas mesmas

As coleções prometem facilitar a vida de quem saía à caça das peças usadas pelas personalidades, geralmente de grifes famosas (e caras!) ou garimpadas em brechós mundo afora. As referências são as mais diversas mas, em geral, traduzem as principais tendências de moda da temporada, segundo o olhar apurado das fashionistas. Sienna Miller lançou em parceria com sua irmã Savannah a marca Twenty8Twelve, que desfilou pela primeira vez na Semana de Moda de Londres. O resultado é uma mistura das duas, de um lado o estilo sexy de Sienna, com peças justas e de couro, e do outro, o jeito casual e romântico da irmã, com malhas bordadas com cristais, alfaiataria e estampas florais. "Como irmãs, sempre brincamos de nos vestirmos e continuamos fazendo isso com a marca", disse Sienna ao site Style.com. Também estreando nas passarelas londrinas, a atriz Chloe Sevigny lançou sua segunda coleção para a Opening Cerimony de Nova York e Los Angeles, lojas-referência em todo o mundo pela mistura de marcas famosas, novos designers, peças vintage e outras garimpadas mundo afora. Vende as coleções de Alexandre Herchcovitch nos Estados Unidos.

Coleções de verão valorizam a feminilidade

Os estilistas foram quase unânimes em trazer calças clochard com cintura altíssima em versões justas ou em pantalonas bem anos 80. As estampas de flores (florais podem vir miúdas ou não) ou toques hippies (grafismos e estampas psicodélicas) vêem com tudo na próxima estação. Quem quiser incrementar o visual, pode apostar em detalhes bordados, sobretudo em paetês e miçangas. As versões em tomara-que-caia foram celebradas em quase todas as coleções, que ainda colocaram brilhos e aviamentos para valorizar as peças.

As rendas e bordados dão um toque nordestino ao verão beachwear e streetwear. A onda vintage ainda mantém o fôlego com mangas puff, babadinhos e corte retrô. Para os meninos, a SPFW propôs um mix de esporte com peças de alfaiataria.

Se você é ousada, esqueça o beachwear apresentado. No SPFW, só tem espaço para calcinhas e tops. Tem lacinho, cortininha, renda, crochê e maiôs com recortes provocantes em estampas tropicais, xadrez, listras e geométricas.

Babados e balonês ditam moda no inverno

O romantismo de babados, rendas, bordados e volumes godês e balonês em saias e vestidos para as mulheres e modelagem slim - ajustada - para os homens são as principais tendências do inverno 2009, apresentadas durante o São Paulo Fashion Week. Casacos 7/8, capas e blazers aparecem tanto para homens como para mulheres. Roupas no estilo militar e estampa de camuflagem continuam fortes. Peças em tricô como casacos, blusas e cachecóis serão peças-chaves, principalmente aquelas com aparência rústica, com pontos grossos. A feminilidade estará em alta. A onda dos vestidos e saias compridas em tecidos leves e com volume - febre neste verão - também deve continuar durante o inverno. A cintura será bem marcada por faixas, cintos e laços, e alta. Muitas coleções sugerem calças de cintura alta, mas será um desafio conseguir substituir as de cintura baixa, que há anos caíram no gosto das brasileiras. Muitos bordados, paetês, transparências, mangas bufantes e decotes nas costas também são tendências fortes.

Puket lança sapatilhas para o inverno

Estampas exclusivas, listras, xadrezes e detalhes delicados de laços. Toda essa graciosidade está nas sapatilhas Simpls by Puket, que chegam às lojas da marca para este inverno 2009. São leves, compõem um look moderninho e oferecem muito conforto. Ou seja, para quem não abre mão do conforto ou quer descansar os pés dos saltos, são uma ótima opção, além de serem muito fofas. Com solados emborrachados, as sapatilhas aparecem nas cores preto, branco, vermelho, pink e dourado.